"É mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas a guerras foram declaradas." José Saramago

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Consequências? Aguardo ansiosamente...



"os agentes, usando luvas de couro, lhe desferiram vários murros que o atingiram na cara, têmporas e orelhas. Depois de sair da esquadra o jovem foi directamente à esquadra da Lapa apresentar queixa. E, de seguida ao hospital. As lesões detectadas foram traumas múltiplos no corpo, hematoma retro-auricular, escoriações no cotovelo, no hipocôndrio e nas costas, cervicalgias.!

Ao que consta isto passou-se na esquadra das Mercês, Bairro Alto. Os polícias foram condenados a 4 anos de prisão efectiva. Vão recorrer alegando que não sei quê e tal e, certamente, tudo isto será atenuado e tudo não passará de uma pena suspensa qualquer. Cá  estaremos para ver.
Em relação a isto apenas dizer que não duvido da violência das agressões, da insignificância dos motivos e da tentativa de deturpação de factos, que só acabará no último recurso. O Tribunal também não duvidou.
Infelizmente conheço pessoalmente a esquadra e a agressividade brutal destes agentes. E conheço também o seu sentido de corporação cega.

Mas isto tudo para chegar ao que se passou ontem à noite e hoje ao longo do dia, ao que parece.
Cerca de 80, repito 80 (!) agentes desta esquadra meteram baixa em simultâneo depois de conhecida a sentença do Tribunal condenando os colegas.
Consequências? Aguardo ansiosamente...

A conjugação de dados é curiosa, bem como é curiosa a forma como esta notícia foi dada pelos telejornais... Não se levanta uma questão. Relata-se isto e já está.

Voltando aos dados... Temos 80 agentes que ficam doentes no mesmo dia e toda a gente acha isto normal. E o combate à corrupção, quotidianamente levantado como bandeira deste governo, não é falado neste caso...
Será possível? E a moralização do Estado? Da segurança, saúde, justiça? Nestas baixas fraudulentas tudo isto está em questão.
Parece que para saber se as baixas são fraudulentas, isto se alguém estiver para aí virado, terá que ser a Segurança Social a tratar da investigação. Esta, se estiver interessada, comunicará a quem de direito da Administração Interna, que se estiver interessada, poderá instaurar um processo a estes agentes...
Isto é possível? Nada se passará?

Durante, pelo menos, uma noite e um dia, dois bairros (Bairro Alto e Cais do Sodré) estiveram muito abaixo dos serviços mínimos, porque estes agentes decidiram fazer uma birra em relação a uma decisão da Justiça, a que supostamente defendem num Estado de Direito. Esta forma de agir tem ainda a pretensão de condicionar a decisão no recurso já interposto. E mostra que estes agentes desta esquadra continuam a achar que não devem ser julgados com Justiça quando se trata de agredir despudorada e quotidianamente quem lhes dá na real gana. A Ministra ultra-moralizadora não reage?

80 atestados? 80 médicos, ou perto alvo de processos disciplinares? Meia dúzia de médicos que, no mesmo dia, incapacitam toda uma equipa serem investigados?

Mostrar que se quer acabar com a pouca vergonha quando esta é tão despudorada?
Algo diferente da banalização de tudo isto?

"Para além das agressões a soco, Adrian terá sido ainda pontapeado nas costas, no peito e nas pernas. O aluno ainda pediu ajuda e os agentes ter-se-ão rido."

Espero rir-me tanto como eles, mas para isso terão de ser condenados!

Sem comentários:

Enviar um comentário