"É mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas a guerras foram declaradas." José Saramago
domingo, 9 de agosto de 2009
Solnado - Exemplo de Humanidade
Não é por acaso que hoje todo o país se encontra triste e nostálgico... E isto não se deve apenas à morte de um magnífico actor e comediante como era Raúl Solnado. Deve-se também a todas as suas qualidades humanas mais que referidas por tanta gente que com ele privou.
Na parte que me toca não posso deixar de contar aqui um pequeno episódio. Pequeno, mas que não deixa de mostrar a tal humanidade a que me refiro.
Estávamos no ano de 2003 e eu encontrava-me a trabalhar na assistência de produção do Festival de Teatro de Almada que nesse ano homenageava o "mestre" Solnado. No dia em que foi homenageado recebi-o, andei por onde andou, dei-lhe o que necessitava. Este era o meu papel e é um previlégio tê-lo feito para Solnado... Nesta noite da homenagem Solnado constatou já para o tarde que não sabia dos seus óculos. De imediato eu e a minha equipa metemos mãos à obra e fomos procurar por todos os recantos da Escola António da Costa os óculos sem os quais Solnado tinha muita dificuldade em ver. Os óculos foram encontrados, naturalmente devolvidos com natural agradecimento de Raúl Solnado que em seguida se foi embora. Até aqui tudo aparenta normalidade, contudo qual não é o meu espanto quando no dia seguinte me toca o telemóvel e do outro lado falava Solnado, e falava-me com um único intuito: pedir-me desculpa pela busca dos óculos, pedir-me desculpa por não ter agradecido convenientemente (palavras dele) a descoberta dos óculos que lhe "salvaram a vida". Isto foram as palavras do "mestre" a um jovem desconhecido que para ali andava e para que estas palavras me fossem dirigidas Solnado andou a fazer mais telefonemas até conseguir o meu número...
Obrigado Solnado e estejas onde estiveres "faz o favor de ser feliz"
Aqui um pequeno excerto da homenagem:
Agradecendo a homenagem, Raul Solnado não poupou elogios à organização do festival. «A homenagem que é feita pela Companhia de Teatro de Almada é um Oscar. A companhia tem um prestígio invulgar. Nas homenagens costuma-se dizer que `eu não mereço... mas eu acho que mereço», afirmou. A CTA decidiu homenagear o actor português, a comemorar 50 anos de carreira, pelo seu contributo para a arte da comédia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
São o tipo de gestos que só por si dão a medida de um homem. Na sua simplicidade, são de uma enorme grandeza.
ResponderEliminarRaul Solnado, além de genial actor e comediante, foi um exemplo como ser humano.
Um abraço
só se define por breves palavras, GRANDE, ÚNICO, AMIGO, HUMILDADE, até sempre Raul, grande HOMEM , descansa em paz
ResponderEliminar