"É mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas a guerras foram declaradas." José Saramago

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A Vida privada de Salazar ou do Dom Juan de Santa Comba




Pensei em escrever aqui um grande post sobre a série que a SIC intitulou de "vida privada de Salazar". Não o vou fazer, contudo por duas razões: Não me dei ao trabalho de ver a série (bastou-me ver a anunciar) e estes protagonistas da SIC não me merecem muito mais que isto.
Assim, parece-me suficiente escrever, que o Link que a SIC tem desta série é absolutamente lamentável, não nos explicando de todo quais as fontes para um argumento que, imagine-se, torna Salazar um predador sexual como poucos... E um link que na parte que ao elenco diz respeito destaca Diogo Morgado, Soraia Chaves, Claúdia Vieira entre outras jovens atraentes, não dando a mínima relevância aos únicos actores (dignos desse nome) com um currículo que mereceria outra atenção. Refiro-me a João Lagarto, Tó Melo e pouco mais. É passar por lá e ver o que realmente é relevante para esta gente.
Quanto ao resto, também não dão muito destaque ao realizador nem ao argumentista (O homem que conseguiu pôr um pouco de sal na vida cinzenta de Salazar), mas aí dei eu e fui investigar tão iluminadas mentes.
Na realização temos o consagradíssimo Jorge Queiroga que, apesar de ser realizador de "Conta-me como foi" (série muito bem conseguida, mas com a exigência mínima da RTP) conta no seu currículo com: "A minha família é uma animação", "Levanta-te e ri", "Malucos no hospital", "Malucos e filhos" ou, para não ser muito exaustivo, mais recentemente com "Vip manicure". Parece-me que estamos conversados em relação a esta parte.
Quanto ao argumentista encontro o blogger do Geração de 60, Pedro Marta Santos, um género de crítico de cinema desta mescla de bloguers que se diz da geração de 60 e que nos oferece estas e outras pérolas para ler enquanto busca os seus 20 anos...
Quanto à escolha de Diogo Morgado para fazer de Salazar, questão aqui levantada pelo meu irmão, eu penso que em rigor deve ser pelo nariz, porque ou tenho graves problemas de vista ou estes dois homens não têm mais parecença fisica nenhuma. Já as amásias do Ditador são aquelas carinhas que só sabem fazer e só fazem estes papéis e sempre da mesma forma, como tal, nada a apontar ao rigorozíssimo trabalho realizado pela SIC, Sem dúvida o pior canal da televisão portuguesa neste momento.

2 comentários:

  1. Afinal o homem nao era assim tao tradicionalista....

    Enganou-nos bem lol

    Má série e argumento, mais uma vez

    ResponderEliminar
  2. Não vi Nuno.
    Gravei e logo passados uns minutos,recusei-me a continuar.
    Claro que não acredito, que o senhor tenha sido um santo,mas aquilo era mau demais.
    PS.Nuno viu o Guilherme na RTPN a falar de Economia?
    Abraço

    ResponderEliminar